A “grama do vizinho” e a sua importância
A postagem de hoje será uma reflexão sobre como enxergamos a vida do outro, aquela que é exposta na internet através das redes sociais.
Comparar-se com outras pessoas é natural, mas perigoso. Inspirar-se em alguém e usar isso para crescer e conquistar o que você almeja é algo positivo, até mesmo incrível; mas trocar a “inspiração” por cobiça ou frustração é algo muito negativo e triste.
Sabe a famosa frase “a grama do vizinho parece mais verde” ? Então, quando apenas vemos o resultado final de algo, sem saber todo o processo que ocorreu antes, acabamos fantasiando o que estamos vendo.
Por exemplo, você acompanha online a vida de alguém que você admira, e pensa: “nossa! que corpo perfeito”, “que casa perfeita”, “que carreira perfeita”, “que família perfeita”, “que vida perfeita”; e a compara com você, com o seu corpo, com a sua vida e fica frustrada por não ser igual e algumas vezes pode vir até a pensar: “a vida de fulana é tão fácil” ou “por que ela tem e eu não?”.
Mas na realidade, você está apenas vendo o que a pessoa quer que você veja, ou seja, nas redes sociais você vê uma pequenina parte da vida daquela pessoa (e não se engane, até quem grava diariamente a sua vida para expor na internet, só mostra o que quer e como quer… afinal, você nunca assistiu um vídeo de 24 hs daquela pessoa que você acompanha, não é mesmo?).
A vida da outra pessoa sempre vai parecer melhor do que a sua quando você se limita a enxergá-la apenas pela foto pronta. Enxergar o outro assim o impede de perceber os pontos negativos, os defeitos e lutas que toda pessoa tem na vida.
Duas redes sociais que fazem muito sucesso são o Instagram e o Snapchat. Uma nos faz ver diariamente belíssimas fotos (lê-se fotos bem pensadas e editadas) de lugares, comidas, coisas e corpos esculturais, e a outra nos dá a falsa sensação de que somos íntimos dos nossos “ídolos” por estarem mais naturais (lê-se com maquiagem leve, e usando uma linguagem mais “intimista”).
Então, algo que você precisa ter em mente é que a vida offline é bem diferente da vida online, afinal, na vida offline (lê-se vida real) não temos filtros, nem programas de edição e nem todo o glamour que acompanha os perfis nas redes sociais.
Não se compare com outra pessoa, você tem qualidades e defeitos como todos, e pode trabalhar para melhorar o que não te agrada (seja algo interno ou externo). E o que não conseguir mudar, aprenda a enxergar de outra maneira. Viva a vida de forma mais leve. Valorize o que você tem e corra atrás para conseguir o que você deseja ter, mas lembre-se que “o essencial é invisível aos olhos”.
Nenhum comentário