Variedades

Cinco benefícios do café

Conheça cinco benefícios do café

Você sabia que beber café, desde que em doses moderadas (de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia), proporciona diversos benefícios, tais como: Prevenção de doenças como Câncer, Alzheimer, Depressão, Diabetes, além de ajudar na digestão e até rejuvenescer as células do corpo?

Por isso, na postagem de hoje, falaremos sobre cinco benefícios dessa bebida tão consumida e amada por tantas pessoas: o café.

1. Ajuda a emagrecer:

Além desse estímulo extra, o cafe tem efeito termogênico. Aumenta os níveis de adrenalina no sangue, e este hormônio quebra as células de gordura, liberando-as no sangue como ácidos graxos livres que atuam como combustível e, portanto, melhoram a performance nas atividades físicas.

2. Diminui o risco de depressão:

Seu efeito de antidepressivo natural se deve ao estímulo que a cafeína causa no sistema nervoso central, capaz de aumentar a produção dos neurotransmissores cerebrais como noradrenalina, dopamina e serotonina – os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.

3. Estimula a Digestão:

A cafeína pode ajudar na prevenção de prisão de ventre, pois a bebida estimula os intestinos, o reflexo do estômago e do retosigmoide (parte final do intestino grosso), aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão.

4. Melhora a memória:

A ingestão de café melhora a memória e auxilia na prevenção da demência e doença de Alzheimer em pessoas idosas, pois ajuda a bloquear os efeitos de um neurotransmissor chamado adenosina, aumentando a eficiência do neuronal no cérebro.

5. Faz bem ao coração:

Diversos estudos encontraram uma ligação entre o consumo do café e a saúde do coração. Mostrando que pessoas que bebem de 3 a 4 xícaras de café por dia têm 19% menos chances de morrer por doenças cardiovasculares.

Apesar do consumo diário de café trazer diversos benefícios para a saúde, devemos lembrar que tudo em excesso faz mal e o consumo de café não é exceção.

O excesso de cafeina tem efeitos colaterais como insonia, nervosismo, alteração do ritmo cardíaco, alem de outros riscos à saúde.

Vale ressaltar que esses são alguns dos benefícios que o café pode representar para sua saúde quando consumido diariamente, de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia. Porém, o ideal é tomá-lo puro, mas se você, assim como eu ainda não consegue essa façanha, comece diminuindo a quantidade do açúcar, ou experimente trocá-lo por um adoçante natural.

Vai um cafezinho, aí?

Fonte:

saude.abril.com.br

graogourmet.com

Post Anterior Próximo Post

O que você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta