Cabelos

A forma certa de lavar o cabelo

Veja como lavar corretamente os cabelos

Cabelo é algo importante para muitas mulheres, não é a toa que quando queremos mudar a nossa vida começamos pelos cabelos. Não é muito exagero dizer, que a vida pode não estar muito boa, mas estando com os cabelos bonitos conseguimos acreditar que tudo vai melhorar.

Hoje o post será para falarmos sobre como lavar corretamente o cabelo. Para os fios ficarem sempre bonitos, sedosos e sem frizz, mesmo no frio. Confira!

Estamos no inverno e o que mais queremos na hora de tomar banho é a água mais quente possível. Mas na hora de lavar o cabelo aprendemos que água quente estraga o cabelo.

E isso é totalmente verdade, a água em alta temperatura danifica os fios, deixando os cabelos ressecados, com frizz e sem brilho.

Mas, engana-se quem acredita que devemos lavar o cabelo com água fria. Para facilitar a retirada da oleosidade e deixar o fio mais limpo, o ideal é que ele seja lavado com água morna, pois a água morna ajuda a limpar melhor o cabelo sem ressecar ou danificar.

Além da temperatura da água correta, é importante saber a frequência de lavagens e a forma certa de usar os produtos.

lavar o cabelo no frio

Frequência da Lavagem

A frequência para lavar o cabelo varia com a oleosidade que cada cabelo produz, porém, o cabelo não deve ser lavado todos os dias para se preservar a gordura natural que protege os fios. Se seu cabelo for oleoso, deve ser lavado em dias alternados.

 Ordem dos Produtos

Cada produto tem uma função específica, por isso a ordem correta influencia na hora da lavagem dos fios. Confira abaixo:

1) Shampoo: desengordura o couro cabeludo e limpa os fios, preparando-os para receber o tratamento.

Modo de uso

Colocar o shampoo na mão e massagear a cabeça com a ponta dos dedos e não com as unhas, pois as unhas contribuem para espalhar fungos e bactérias pelo couro cabeludo. Para não esfregar o fio de cabelo, deve-se apenas massagear suavemente, deslizando os dedos.

Quantidade correta

O excesso de shampoo não deixará o cabelo mais limpo, só vai causar acúmulo de produto e deixar seu cabelo pesado e cheio de resíduos. Por isso é importante saber a quantidade correta de produto que deve usar nas lavagens.

Cabelos longos e/ou volumosos: dois pumps de shampoo para cada lavagem.

Cabelos médios: um pump para cada lavagem.

Cabelos curtos: um pump para cada lavagem.

Quantidade de aplicações

Depende com que frequência você lava seus cabelos. Caso lave todos os dias, e os fios não sejam muito oleosos, dá para usar o shampoo apenas uma vez. Agora, se o cabelo é extremamente oleoso ou você fica mais de dois dias sem lavar, o ideal é que o shampoo seja aplicado duas vezes.

2) Máscara: nutre, hidrata e repõe as proteínas que os fios perderam.

Modo de uso

Retire o excesso de água do cabelo com uma toalha (sem esfregar), apertando suavemente os fios. Desembarace os fios com um pente largo. Aplique a máscara e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem. Depois enxágue.

Dica importante:

Evite colocar as mãos no pote para retirar o produto, de preferência, use uma espatula ou colher de plástico e aplique com as mãos. Isso seve para evitar que a máscara seja contaminada por bactérias ou altere sua fórmula.

3) Condicionador: sela as escamas do cabelo, preservando as proteínas e o tratamento nos fios.

Modo de uso

Ele deve ser usado apenas no comprimento e pontas dos cabelos e deixar agir por, aproximadamente, três minutos. Em seguida, é preciso enxaguar bem.

O condicionador não deve ser aplicado na raiz, pois o contato do condicionador com o couro cabeludo favorece o aumento de oleosidade.  Além de ficar gorduroso, pode causar caspa.

Agora que você já sabe como lavar os fios, tenho certeza que seu cabelo ficará lindo em qualquer estação do ano.

Fonte: segredosdesalão.com.br

prx1

Post Anterior Próximo Post

O que você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta