Variedades

Paquetá

Paquetá: uma ilha capaz de nos fazer voltar no tempo

Paquetá é um bairro do município do Rio de Janeiro, vinculado à subprefeitura do Centro da cidade, localizado em uma ilha da Baía da Guanabara.

A apenas uma hora do Centro do Rio, a sensação que dá ao chegar na ilha de Paquetá é que o tempo simplesmente parou.

Ilha de Paquetá RJ (9)

♦ Sobre Paquetá:

A Ilha de Paquetá é a principal ilha do arquipélago de Paquetá, situada ao nordeste da Baía de Guanabara, sua área total é em torno de 1,2 Km2 com aproximadamente 8 km de perímetro.

Sua mais longa extensão é da Ponta do Lameirão à Ponta da Imbuca, com 2316 m e a menor na Ladeira do Vicente, com aproximadamente 100 m.

Curiosidade histórica: O primeiro registro que temos da ilha é de 1555, quando André Thevet, cosmógrafo da expedição de Villegaignon, descobre Paquetá em sua missão para fundar a França Antártica. Esse registro é anterior à própria fundação da cidade do Rio de Janeiro.

Possui 9 morros, sendo o Morro do Vigário o mais elevado, com 69 metros, além de possuir diversas praias.

Ilha de Paquetá RJ (6)

Um local tranquilo e seguro, com ruas que não são asfaltadas, tendo cobertura de saibro, que preservam seu aspecto bucólico original.

Na ilha não é permitida a circulação de carros particulares e os meios de transporte dos moradores e visitantes são as bicicletas, os carrinhos elétricos, bicicletáxis, trenzinho turístico, barcos e canoas.

Ilha de Paquetá RJ (10)

Ilha de Paquetá RJ (8)

Ilha de Paquetá RJ (7)

♦ Como chegar em Paquetá:

O transporte regular para se chegar até a ilha é a barca, que sai da histórica Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro, e o percurso é bem bonito.

É aconselhável checar a tabela de horários de ida e volta no site da CCR Barcas, que opera o transporte, ou mesmo na bilheteria.

A barca fica cheia aos fins de semana, e é comum vermos famílias com crianças e casais indo passear pelo bairro. E como a embarcação é grande e as águas da baía de Guanabara são calmas, é provável não passar mal com enjôos.

Durante a viagem, que dura cerca de uma hora, aproximadamente 15 km de travessia marítima, vendedores oferecem diversos tipos de comidas e bebidas.

É um passeio barato, e que vale a pena aproveitar desde a partida, curtindo a vista da baía pela janela ou mesmo na parte da frente da embarcação.

Ilha de Paquetá RJ (1)

Ilha de Paquetá RJ (11)

Segundo o site da ilha:

“Chegando a Ilha, os sons e silêncios, cheiros e cores e a democrática ocupação das ruas pela ausência de carros vão começar a predominar em seus sentidos.”

Na ilha há variadas opções de restaurantes e bares, dos mais diversos preços, mas em sua maioria o valor é acessível.

E passear pela ilha não requer comprar pacote turístico, você pode alugar bicicleta ou caminhar, no sentido anti-horário, conhecendo primeiro o lado norte da Ilha.

Ilha de Paquetá RJ (5)

Ilha de Paquetá RJ (3)

Ilha de Paquetá RJ (2)

Confira mais sobre o que fazer na Ilha de Paquetá acessando o site: ilhadepaqueta.com.br

Para quem procura um passeio diferente e sem gastar muito, a Ilha de Paquetá é uma ótima ideia. Um local que você pode aproveitar sozinho(a), a dois, com a família ou amigos.

Além de caminhar e andar de bicicleta, você pode fazer piquenique, as crianças podem brincar mais “livres”, além de esquecermos por algum tempo a loucura e violência que toma conta de nossa cidade.

prx1

Post Anterior

O que você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta