Causos

Atividade física contra a depressão

Oi, pessoal!
.
Essa semana me afastei totalmente do blog, mas não por ter desistido dele ou algo parecido, mas por não estar bem comigo mesma.
.
Eu fiquei um mês, ou mais, muito deprimida devido a algumas coisas não terem seguido o rumo esperado. Mas, aos poucos, estou conseguindo deixar a tristeza de lado, sair da cama e seguir em frente [o que não é nada simples e nem fácil, confesso].
.
Quem nunca ouviu a frase “Depressão é o mal do século”?!  
.
Algo que fiz esse mês para tentar sair dessa deprê, foi me matricular numa academia [o que havia sido sugerido pela minha medica, pois a atividade física ajuda a combater a depressão]. E fico feliz em contar que completei a minha primeira semana de sofrimento atividade física!
.
Para quem pensa que depressão é besteira, sinto informar que não é! A depressão é um distúrbio mental decorrente de um conflito interno e de uma alteração bioquímica, visto que, pode ser desencadeado por vários fatores: psíquicos, orgânicos e sociais. É a intensidade do conflito interno e a sua durabilidade que determinarão a gravidade da depressão.
.
Os benefícios da atividade física são muitos. Não apenas para o corpo, no qual ocorre diminuição do percentual de gordura, aumento da massa magra e da resistência muscular, mas também para a saúde, como sendo eficaz na luta contra a depressão.
 .
Alguns benefícios que a atividade física pode proporcionar são a distração dos estímulos estressores, melhor qualidade de vida, maior controle sobre o seu corpo e sua vida, melhora da capacidade respiratória, o aumento de estímulos ao sistema nervoso central, na memória recente, funções motoras e a interação social, proporcionada pelo convívio com outras pessoas. 
.
E durante a realização de exercícios físicos, o organismo libera dois hormônios essenciais para auxiliar no tratamento da depressão, a endorfina e a dopamina. Ambos têm influência principalmente sobre o humor e emoções.
Google imagens

O pouco tempo não é desculpa para não se exercitar. Segundo o preparador físico Saulo Batista, da Jungle Gym Brazil, trinta minutos diários, bem focados, podem gerar bons resultados. Uma dica é tentar sempre variar o tipo de exercício ao invés de praticar sempre o mesmo.

.

“A atividade física constante seguida de uma boa alimentação ajuda a acelerar o metabolismo e é ideal para melhorar a saúde e deixar o corpo em forma, afirma o preparador físico.
 .
EXERCITE-SE! Faz bem tanto para o corpo quanto para a mente!
.
Post Anterior Próximo Post

O que você pode gostar também

1 Comentário

  • Responder Andreza Mattos 15 de julho de 2013 at 14:27

    Oi…
    Adorei o seu blog e já estou seguindo…
    Faça uma visita no meu blog, ele é novo e todos os dias tem novidades!!! Se gostar, siga também!

    Espero sua visitinha!

    Bjos
    Andreza

    http://blogdremattos.blogspot.com.br/

  • Deixe uma resposta