Causos

Zika de novo? O mosquito me ama!

Oi, pessoal!

E conforme o título desse post, peguei zika de novo!

Quem acompanha o blog deve ter percebido que houve uma parada nas postagens e vídeos.

Essa “pausa” se deu porque, novamente, fui alvo do mosquito mais famoso do momento, o Aedes aegypti (contei sobre a primeira vez que tive os sintomas nesse post aqui ).

Dessa vez tive febre de 38.5, dor no corpo, muita dor na coluna e nas mãos, dor de cabeça, além de manchas avermelhadas pelo corpo.

O meu caso foi “leve”, pois em três dias a febre já havia passado ( tomei muita água , suco e paracetamol ), mas as dores permaneceram, principalmente nas mãos ( o que não me permitia digitar ).

Como dessa vez não fui ao médico, fico na incerteza se tive novamente zika ou a febre chikungunya, mas espero não ser picada de novo. Chega , né!

Toda a informação sobre Dengue, Chikungunya e Zika , que são doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, é possível encontrar no site Combate Aedes do Ministério da Saúde, mas algumas informações vou compartilhar aqui nesse post, e se possível vá ao médico para ao menos saber o que você tem ( não faça igual a mim!).

DENGUE

Sintomas:

A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.

CHIKUNGUNYA

A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014.

Sintomas:

Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

ZIKA

O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015.

Sintomas:

Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês.

Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história.

O que as três doenças tem em comum, além de serem transmitidas pelo mosquito? As três não possuem tratamento específico, ou seja, não há medicamento e nem vacina.

O tratamento recomendado para os casos sintomáticos é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor.

OBS: Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia.

Prevenção:

A única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros.

E também, usar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, e fazer uso de repelentes, inseticidas e mosquiteiros.

zika

Imprima o panfleto para ajudar na limpeza contra o mosquito transmissor da zika: clique aqui

Infelizmente… contamos com a sorte de ser ou não escolhido pelo mosquito, pois todos devem verificar cada cantinho que acumule água.

prx1

Post Anterior Próximo Post

O que você pode gostar também

2 Comentários

  • Responder Luiz Gustavo 1 de maio de 2016 at 22:29

    Doenças tropicais sempre são um problema…

    • Pris Moraes
      Responder Pris Moraes 2 de maio de 2016 at 11:09

      São mesmo.. o jeito é tentar ter uma boa alimentação, hidratação e torcer para não ficar doente..rs

    Deixe uma resposta