Causos

“Causos” : Monografia

Oi, pessoal!
.
Iniciar a faculdade é ótimo, até mesmo para quem é um pouco mais velho e está a muito tempo afastado da sala de aula.. mas os anos vão passando e a vontade de terminar o curso o mais rápido possível é inevitável. E mais ainda depois de tantas provas, trabalhos, relatórios, livros e apostilas.
.
Só que entre o fim do curso e o diploma, vem a tão famosa monografia, ou TCC (trabalho de conclusão de curso).
.
.
Então hoje a postagem trará não apenas um casinho, mas também dicas para você não ficar muito desesperada com o assunto monografia ou TCC.
.
“Causo”: Eu consegui fazer o curso que sempre quis, e não foi muito simples devido a questões financeiras e falta de confiança em mim [como já contei aqui]. E posso dizer que o momento mais complicado na graduação foi o da monografia.
.
Eu estagiava e como muitos sabem, estagiário “rala” bastante. E assumo que não me programei, e acabei me enrolando e deixando para os “48 do 2° tempo”. E um detalhe importante, é que eu não havia lido nenhum livro sobre o tema ainda, apenas acompanhado pela internet a discussão sobre o assunto mas isso foi no ano anterior ao da mono e depois meio que abandonei.
.
Cabe ressaltar que quando chegou o momento da mono, eu quase fui reprovada por não ter cumprido o 1° prazo de entrega de capítulo.
.
Mas graças a Deus e ao café eu consegui, em 1 mês, ler tudo o que precisava e a escrever 60 laudas [ sem contar com  capa e outras exigências desse tipo de trabalho].
.
Aqui vai uma dica:
.
Assista no Youtube ao vídeo “Monografia descomplicada” com o professor Marcio Caldas.
.
[ Foi meu professor de Tributário na faculdade.. mas , infelizmente, esse vídeo só saiu esse mês ].
.
Obs: Mesmo o vídeo sendo referente ao curso de Direito, o professor dá boas dicas para iniciar o TCC.
.
.
Mais algumas dicas:
.
  • Tenha em mente o “produto final” : Mais importante do que ter uma ideia do começo do trabalho, é saber ver como será seu final. Essa visão evita o problema que muitos alunos têm de não conseguirem terminar o trabalho, pois não tinham em mente os objetivos que deveriam cumprir.
  • Faça um trabalho de conclusão de curso com um tema que você goste : Para evitar problemas ao longo do trabalho, um conselho da especialista é adaptar assuntos ligados a temas de seu interesse com a sua área de estudo: “O caminho será mais tranquilo se você fizer algo que goste”.
  • O TCC exige planejamento estratégico; saiba organizá-lo :  Ele deve ser divido nas seguintes etapas:
  1. Definição dos objetivos
  2. Justificativa: parte em que se explica a importância do trabalho para a área de formação escolhida.
  3. Introdução: com um panorama geral do assunto;
  4. Desenvolvimento: trabalho teórico e de pesquisa, ou o plano de ações, se houver um cliente.
  5. Conclusão: que faz a amarração de tudo o que foi estudado.
  • Faça um cronograma e respeite-o : O cronograma deve dar uma margem até mesmo para os imprevistos que possam surgir no meio do caminho.
  • E se você “travar” no meio da elaboração do TCC? Diversas pessoas se queixam de, durante a escrita do trabalho, passarem por períodos sem idéias novas para escrever. O principal antídoto para o “branco” é a leitura da bibliografia com antecedência e se munir de livros e materiais.
.

Post Anterior Próximo Post

O que você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta