Data

Viva a carioquice!

rio 450 anos

Oi, pessoal!

Hoje, dia 1° de março de 2015, o Rio de Janeiro completa 450 anos.

O Rio de Janeiro tem muitas histórias, já foi de sede do Império Português a capital do Brasil, e até hoje não perdeu sua majestade, sendo conhecida mundialmente como a “Cidade Maravilhosa”.

A cidade irá comemorar em grande estilo, e para isso teremos comemoração o ano inteiro! Clique aqui para ver a agenda.

E ainda para comemorar, segundo a prefeitura, o Rio de Janeiro vai receber homenagem especial e colorida de azul em 42 ruas, prédios públicos e monumentos, além das oito Naves do Conhecimento. Fonte: G1

Como já ficou eternizado na música ” Rio 40 graus” de Fernanda Abreu, “o Rio é uma cidade de cidades misturadas”,  é a “Cidade maravilha purgatório da beleza e do caos”.

O Rio de Janeiro está longe de ser uma cidade modelo, uma cidade perfeita. É nítido que os cariocas enfrentam problemas diários, e que variam de acordo com a localidade, se é no asfalto ou no morro. Mas o carioca consegue  se destacar, não apenas pelo sotaque, pelo excesso de “x” no lugar do “s”, nem apenas pelo famoso “jeitinho carioca”, mas pela sua forma de encarar os problemas e a vida. Ser carioca é um estilo de vida.

E nada mais justo do que comemorarmo da melhor forma carioca o aniversário da nossa cidade que já passou dos 40°, mas mesmo assim manteve a cervejinha gelada, a praia lotada e a “night” bombando!

Reveillon-Copacabana-2015

Um pouco mais sobre o enorme evento criado pela prefeitura do Rio:

O ANIVERSÁRIO

Segundo o comitê organizador do Rio 450 anos:

O aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, em 2015, é o momento de reverenciar as pessoas que fizeram e fazem desta cidade um dos lugares mais adorados do planeta: os cariocas. A natureza exuberante contribuiu bastante, mas o que torna o Rio tão singular é todo o repertório histórico, artístico, cultural e paisagístico construído ao longo desses quatro séculos e meio. Comemorar o jubileu de 450 anos, portanto, é muito mais do que preparar uma grande festa no dia 1º de março.

logotipo rio 450

A MARCA:
O CARIOCA DO RIO
450 anos de um estilo de vida.

A marca dos 450 anos é uma expressão que, além da cara do carioca, é a cara da comemoração dessa festa. Uma proposta para provocar reflexões lúdicas sobre quem somos e o quanto amamos estar onde estamos. Ela foi pensada para resgatar o orgulho de pertencer, através de uma ideia simples e direta: se o carioca é multicultural, multiétnico e multifacetado, a marca deve espelhar tudo isso.

A partir dessa ideia, criamos uma marca que identifica o povo do Rio e faz graça com o seu jeito; uma marca que representa o que o carioca tem de mais essencial, mostrando o perfil de quem tem orgulho de ser o que é. Composta pelos 3 números da celebração, a marca é o perfil do nosso personagem: do Marcos, da Paula, do Robson, da Helena, do Peter, da Kelly… e de todo mundo que faz parte do Rio, seja por nascimento ou por escolha.

Rio 450. Viva a Carioquice!

Não perca os eventos comemorativos que acontecerão durante todo o ano.

 

CRIATIVIDADE: O NOVO E O ANTIGO

Para ver mais imagens, clique aqui.

fotografo-mescla-imagens-do-rio-antigo-com-o-atual-veja-o-resultado teatro

Fonte: G1 

 

HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO:

A região que ocupa atualmente a cidade do Rio de Janeiro foi descoberta no dia 1º de janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos, que acreditou ter chegado à desembocadura de um grande rio, assim, batizou a baía com o nome de Rio de Janeiro. Contudo, foram os franceses que primeiro se estabeleceram na região e competiam com os portugueses no comércio madeireiro. Os portugueses estabeleceram serrarias naquela localidade e, em resposta à ameaça da presença portuguesa, os franceses trouxeram colonos para habitar e explorar o lugar, em 1555. Depois de anos de luta os franceses foram expulsos.
Como resposta às intenções francesas, no dia 1º de março de 1565, Estácio de Sá funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. A cidade possuía ruas irregulares e estilo português medieval. A expulsão definitiva dos franceses ocorreu em 1567.

Fonte: Info Escola

Parabéns a cidade do Rio de Janeiro e a todos os cariocas da gema e da clara!

“Alô Rio de Janeiro aquele Abraço! Todo o povo brasileiro aquele Abraço!”

Post Anterior Próximo Post

O que você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta