Data

Halloween completo no blog

Oi, pessoal!

No post de hoje vamos falar sobre Halloween, uma data  que ao mesmo tempo que é um pouco polêmica, é bem divertida.

O mês de outubro é bastante “movimentado” quando o assunto é data comemorativa. Nesse mês nós temos datas divertidas (como o dia das crianças e Halloween), e outras nenhum pouco divertidas (como o Outubro Rosa e a data contra a violência à mulher).

Apesar do Halloween não ser uma comemoração brasileira, é bastante divertida, com sua decoração assustadora, além de ser uma data gostosa, pois é cheia de balas e outros doces.

E como o dia 31 está próximo, essa semana teremos um Especial de Halloween completo aqui no Blog, com história, ideias de decoração, comidinhas e fantasias. Então, vamos iniciar hoje com uma breve história sobre como essa data surgiu.

faixa-halloween

BREVE HISTÓRIA SOBRE O HALLOWEEN

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada no dia 31 de outubro. E ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos.

O Halloween acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão “All hallow’s eve“, que significa a “véspera de todos os santos”.

Pelo fato do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.

No processo de ocupação das terras europeias, os povos pagãos trouxeram esta influencia cultural em pleno processo de disseminação do cristianismo.

Por ter essa relação intrínseca ao mundo dos espíritos, o halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média, elas se tornaram ainda mais recorrentes na medida em que a Inquisição perseguiu e acusou várias pessoas de exercerem a bruxaria.

No Brasil, o Halloween também é conhecido como Dia das Bruxas, e a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão, e não é vista com “seriedade”, pois muitos defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. .

faixa-halloween

Fontes

♦ brasilescola.uol.com.br

♦ suapesquisa.com

♦  freepikespecial-halloween-devaneios-etc1

 

Post Anterior Próximo Post

O que você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta