Variedades

Deu zika! Saiba sobre essa epidemia.

deu zika

Oi, pessoal!

Novamente venho pedir desculpas pela falta de vídeos e postagens aqui no blog Devaneios Etc!

Eu havia me programado para retomar as atividades relacionadas ao blog nessa segunda-feira (após ficar dias me sentindo mal e com febre, no sábado me senti melhor), mas no domingo surgiram várias manchinhas vermelhas por todo meu rosto e corpo, e fui para o hospital.

Como a epidemia do momento é o zika vírus, eu já acreditava que também havia sido escolhida pelo mosquitinho. E após fazer o exame de sangue para descartar dengue, o meu diagnóstico foi mesmo o zika vírus.

O que é esse zika vírus?

O zika vírus foi identificado no Brasil no final de abril por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia. E é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que também transmite a febre chikungunya e a dengue.

Essa doença é muito menos agressiva que o vírus da dengue, e não há relatos de mortes.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas da doença provocada pelo zika vírus são: febre por volta dos 38 graus, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, diarreia, náuseas, mal-estar. A erupção cutânea acompanhada de coceira intensa pode tomar o rosto, o tronco e os membros e atingir a palma das mãos e a planta dos pés. Fotofobia e conjuntivite são outros sinais da infecção pelo Zika vírus.

A evolução é benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias, pois o organismo se encarrega de combater o vírus, que desaparece sem deixar sequelas.

Como é o tratamento?

Não há vacina nem tratamento específico para a doença. A única forma de prevenção é combater os focos do mosquito Aedes.

O tratamento visa o alívio dos sintomas com analgésicos, anti-inflamatórios não-esteroides e antitérmicos que não contenham ácido acetilsalicílico (aspirina). E é muito importante manter o paciente bem hidratado.

Assim que os primeiros sintomas se manifestarem, é importante que você procure um médico e não se auto medique.

Fonte: drauziovarella.com.brg1.globo.comnoticias.uol.com.br

prx1

Post Anterior Próximo Post

O que você pode gostar também

1 Comentário

  • Responder Deu Zika de novo! - Devaneios Etc 30 de abril de 2016 at 00:39

    […] mosquito mais famoso do momento, o Aedes aegypti (contei sobre a primeira vez que tive os sintomas nesse post aqui […]

  • Deixe uma resposta