Variedades

Sim, depressão em animais existe!

Oi, pessoal!
.
Hoje o post será dedicado a saúde, mas não a nossa,  e sim a dos nossos bichinhos de estimação.
.
Você sabia que a depressão é um mal que não afeta somente os humanos? 
.
Isso mesmo! Os animais, principalmente cães e gatos, também podem sofrer com esta doença [Confesso que eu não sabia disso].
.
Google Imagens
.
Resolvi abordar o tema Depressão em animais, pois tenho dois gatinhos, ou melhor, tinha. Perdi um dos meus bichinhos essa semana [agora ele está se divertindo no céu dos animais];  e a que “sobrou” está muito triste, diminuiu o ritmo das brincadeiras, dorme mais do que o normal, e mia o tempo todo (principalmente durante a noite).
.
Preocupada com a minha gata, pesquisei sobre o problema e descobri que os bichinhos tem seu período de luto e que podem desenvolver uma depressão, e por isso temos que ficar atentos.
.
Na pesquisa que fiz, descobri que assim como em humanos, fatores dos mais variados levam a depressão em animais domesticados, como por exemplo:

♦ Perda de um humano amado ou de uma companhia animal; 

♦ Introdução de um novo indivíduo sendo da mesma espécie ou não;

♦ Mudança de ambiente ou mesmo de rotina subitamente; 

♦ Solidão.

E cada animal responde de uma maneira diferente, então é necessário ficar atento a alguns sinais mais comuns, como:

♦ Isolamento;

♦ Agressividade;

♦ Parar ou diminuir o consumo de ração;

♦ Não brincar;

♦ Miado excessivo.

Atenção: Diferença entre cães e gatos (independência)
.
É comum não repararmos imediatamente na mudança de comportamento dos felinos, pois diferentemente dos caninos, os felinos, naturalmente, precisam menos dos seus donos por serem animais independentes, mas apresentam depressão e sinais clínicos semelhantes aos do cão.
.
Google Imagens
.
Depressão é coisa séria! : Sem tratamento, a depressão contínua pode comprometer o sistema imunológico do seu bichinho, levando a sérios problemas de saúde. 
.
Mesmo que alguns só precisem de um pouco mais de atenção para melhorarem, outros podem precisar de cuidados clínicos mais específicos para se recuperarem da depressão.
.
Então, antes de adotarem ou comprarem um bichinho de estimação, tenham em mente de que eles precisam de amor, espaço e de cuidados.
.
E se seu bichinho estiver triste, dedique um pouco do seu tempo para brincar e dar mais atenção à ele.
.
Fonte:
Id Med Pet
Cat Lovers
Post Anterior Próximo Post

O que você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta